
Fundada em 421 d.C, Veneza foi uma das quatro repúblicas marítimas italianas do século XV – junto à Pisa, Gênova e Amalfi -, que, devido ao privilégio geográfico, receberam os navios com mercadorias do oriente, tornando-se uma das principais rotas comerciais do período.
Tendo a forma de um grande peixe, é dividida em seis distritos (ou Sestiere). São eles:
- Santa Croce;
- Castello;
- Cannaregio;
- San Polo;
- San Marco.
Conecta-se à terra, através da Ponte della Libertà (ou, a Ponte da Liberdade), por onde transitam trens, carros, ônibus e motos. A ponte possui 4 km de extensão, não sendo recomendado atravessá-la a pé.
Representada por um leão alado que carrega entre as pernas o Evangelho aberto, possui em sua inscrição a frase dita por um anjo a São Marcos, patrono da cidade. Em períodos de guerra, o leão foi representado com o Evangelho fechado e uma espada empunhada para a proteção da cidade.
Conhecida por suas pontes e gôndolas, Veneza possui muito a oferecer a seu visitante. Se deseja saber mais a respeito desta belíssima cidade, acompanhe a postagem e não deixe de incluir em seus planejamentos futuros!
Informações úteis sobre Veneza
- Idioma: italiano
- Moeda: Euro
- Voltagem: 230 V
- Tipo de plugue: três pinos.
- Números de telefone úteis:
- Carabinieri: 112
- Polícia: 113
- Bombeiros: 115
- Ambulância: 118
As Pontes de Veneza
Em Veneza, existem 416 pontes que conectam as 118 ilhas da cidade. As mais importantes são a ponte Rialto, Scalzi e Accademia. Estas são, junto a nova ponte Calatrava, as únicas que cruzam o canal principal.
Entenda estes nomes: Você escutará com frequência em Veneza. Algumas designações são dadas aos espaços comunitários venezianos. Lembre-se de seus significados para evitar maiores confusões em sua visita:
- Campo: Em Veneza, os “Campos” são as equivalentes às praças como conhecemos. Costumavam ser verdadeiros campos no passado, voltado ao cultivo e em alguns casos, serviram de cemitério (Campo Sant’Angelo). A única praça que receberá em Veneza a denominação de “piazza” é a Praça de São Marcos (falaremos mais a respeito na postagem).
- Rio: É o canal que corta Veneza
- Fondamenta: A estrada paralela ao canal.
- Calle: Rua ou estrada em Veneza.
- Calletta: Ruas ou estradas menores que a calle.
- Ramo: Ruas pequenas ou sem saída.
- Riva: São as “bordas” construídas que perpassam toda Veneza e seus canais.
- Sottoportego: É uma curta passagem coberta.
- Salizada: Uma rua principal. Diferencia-se das demais por ser construída por um tipo especial de Pedra. Nestas estão comumente localizadas lojas e outros estabelecimentos.
- Stazio: Um equivalente às docas.
Deslocamento e transporte em Veneza
É possível chegar à Veneza de ônibus ou trem. O serviço público que atende a cidade é de responsabilidade da ACTV. Os bilhetes podem ser comprados em lojas que possuam o sinal de T ou em bares com o adesivo ACTV na porta.
Em Veneza, a locomoção é dada por ônibus aquáticos ou a pé.
Para mais informações, visite o site oficial: actv.it
Você pode optar por Táxis-barco também e chegar facilmente a qualquer ponto da cidade. No entanto, o as taxas cobradas por esse serviço podem ser elevadíssimas. Atente-se.
- Telefone para este serviço: 041723112 (24 horas por dia).
As Gôndolas Venezianas:
Os seis distritos de Veneza são atendidos pelo pente das gôndolas. Estes são barcos típicos venezianos e oferecem um belo passeio por toda a cidade.
Mais uma vez: atente-se aos valores.
A melhor época do ano para visitar Veneza
Durante o ano, os melhores períodos para visitar a cidade vão de Março à Setembro, durante a primavera e Verão. Durante esta época do ano há sol e frescor, podendo haver eventuais chuvas.
Ao visitar Veneza no Verão, desfrute de um passeio à beira-mar. Há uma “praia” chamada Lido di Venezia. Para chegar a esta praia, basta pegar o ônibus-aquático 5.1.
No Parco San Giuliano, importante na região, há também eventos musicais, barracas e apresentações durante esta época do ano.
No outono e inverno, a visita poderá ser prejudicada pelo frio ou pelas altas na água de Veneza. Devido ao vento e às marés, a água do mar pode invadir as ruas e estradas da cidade.
No entanto, há ainda uma variedade de atrações no período. O mais importante é lembrar-se que fará frio e estará muito úmido. Garanta uma boa galocha para desfrutar de seu passeio!
Pontos turísticos e locais imperdíveis em Veneza
Palazzo Ducale
Este local abrigava o Doge de Veneza, antigo chefe de Estado da cidade italiana. Ao entrar no palácio, você será recebido por um pátio cercado por arcos.
Ele possui muitos andares e em cada um deles, estão contidas grandes salas com belíssimas imagens. Há uma imponente escada decorada com ouro que no passado foi utilizada por importantes membros da sociedade veneziana.
Você seguirá a visita até chegar a Ponte dos Suspiros, que recebe este nome por ser onde passavam os presos que suspiravam a caminho da prisão.
Para chegar a este ponto turístico de Veneza você deve pegar o ônibus-aquático n.1 ou 2.
- Palazzo Ducale
- Entrada: Paga para público geral
- Gratuita para moradores de Veneza, pessoas com deficiência e seus cuidadores.
Basílica de San Marco
A mais importante Igreja de Veneza é dedicada ao padroeiro da cidade, São Marcos. Construída em 828, foi utilizada para abrir as relíquias de São Marcos saqueadas por dois comerciantes venezianos em Alexandria.
Coberta por mármore da Síria, possui 5 entradas. Há mosaicos acima das portas que são famosos por serem feitos com a utilização de pedras preciosas e ouro. Em seu interior, tetos e paredes são cobertos também por mosaicos, que representam histórias da bíblia.
No altar, há o sarcófago com os restos de São Marcos e suas relíquias.
- Basílica de San Marco
- Entrada: Gratuita, mas há visitas específicas pagas.
- Para evitar filas, reserve online: www.venetoinside.com
- Funcionamento: 9h30 às 17h30.
- Domingos e feriados à partir de 14h até às 17h.
- Para chegar: Ônibus-aquático n.1 ou 2.
A ponte de Rialto
É uma das pontes que atravessa o canal principal e a primeira a ser construída. A sua estrutura original foi feita em madeira e servia para conectar dois pontos da cidade.
Devido aos danos sofridos, colapsou duas vezes. Em 1503, foi reconstruída em pedra, assumindo a forma hoje vista. Ela está sempre aberta à visitação, mas não é adaptada à necessidades especiais.
Museo Correr
Localizado na piazza de San Marco, é um dos principais museus venezianos. No Lado Napoleônico foi construído por vontades de Napoleão Bonaparte. Há muitas pinturas e mapas da Veneza antiga.
Há também a Sala del Trono, onde existem esboços e trabalhos de Canova. Este museu é um acervo riquíssimo da história de Veneza e não pode ser deixado de lado por quem visita a cidade.
- Entrada: Paga.
- Gratuita somente para pessoas com deficiência e seus cuidadores.
- Funcionamento: 01/04 a 31/10 de 10h às 18h.
- 01/11 a 31/3 de 10h às 17h.
- Fechado em 25/12 e 01/01.
Santa Maria della Salute
Construída em Punta della Dogana, a Basílica de Santa Maria della Salute foi construída por venezianos para agradecer a Nossa Senhora por libertá-los da paga de 1600. O Festival da Madonna Della Salute é comemorado em 21/11.
As estátuas de mármore que decoram a basílica representam os quatro evangelistas: Mateus, Lucas, João e Marcos. Ao lado, existem as capelas onde podem ser vistas pinturas e esculturas de Tiziano, Tommaso Rues e estátuas de madeira dos profetas.
- Entrada: Gratuita
- Funcionamento: Todos os dias, de 9h às 12h. E de 15h às 17h30.
Considerações Finais
Muito além de passeios de gôndola, Veneza fornece inúmeras opções de lazer e turismo. Não deixe de conhecer os principais pontos turísticos e explorar as ruelas para descobrir novos locais na charmosa cidade italiana.
Belíssima e romântica, ela é perfeita para quem deseja desfrutar de momentos apaixonantes e uma agradável paisagem. Ao agendar a sua próxima viagem, não deixe de incluir a cidade italiana entre os seus próximos destinos!