
Considerada a sexta maior cidade em densidade demográfica, com uma população superior aos 3,8 milhões de habitantes, Los Angeles possui uma área de 1215 km² e está localizada na costa sudoeste dos Estados Unidos. A 190 km da fronteira do país com o México, a proximidade e sua formação história revelam muito sobre o perfil atual da cidade.
Com uma imensa diversidade étnica e cultural, além de inúmeras opções de cultura e lazer aos visitantes, acompanhe a postagem para saber os motivos para incluí-la em seus planejamentos futuros de viagem. Acompanhe:
Conheça Los Angeles, centro da indústria cinematográfica.
Até 1769 a cidade era ocupada apenas por nativos americanos. Logo depois, foi instalada uma Missão Espanhola na região, dando origem assim a El Pueblo de Los Angeles que na época abrigava 44 colonos. Com a independência do México em relação à Espanha, o novo país tomou forma ao contornar a Missão anteriormente estabelecida pelos espanhóis.
Ao chegar em 1830, a cidade de Los Angeles já contava com 770 habitantes. Com influência dos espanhóis, dos povos indígenas locais e também das linhagens africanas de seus habitantes, deu-se início a formação cultural diversa hoje vista na cidade.
No ano de 1850 ela foi anexada aos Estados Unidos e ao dar início a construção da ferrovia que a interligava a outros estados do país, a cidade atraiu inúmeros moradores do centro-oeste e da região leste dos Estados Unidos. A descoberta do petróleo intensificou as migrações e forneceu as bases para o desenvolvimento econômico de Los Angeles.
O século XX foi de grande prosperidade para a cidade. O setor industrial triplicou de tamanho até a Grande Depressão e após este período de Crise, Los Angeles se reestruturou através da aviação e da indústria cinematográfica. No período da guerra, foi responsável pelo fornecimento de automóveis para fins militares, além de aviões e navios.
O papel de Hollywood não restringiu-se apenas o de atrair incentivos e instalação de novas empresas, mas também com a promoção de filmes que ressaltam a ideologia americana, aumentando a moral das tropas e de sua população. Além disso, contribuiu para o aumento do patriotismo americano e são os estúdios da cidade que fazem com que ela atraia inúmeros visitantes todos os anos.
Os Principais pontos turísticos de Los Angeles
Hollywood Walk of Fame
Na calçada da fama de Los Angeles há mais de 2000 estrelas fincadas com os principais nomes da indústria do cinema, da televisão, da música, do teatro e da rádio. Cada um dos nomes é indicado através de um brasão que contém um escudo indicativo que represente a qual meio o indivíduo está associado. É possível visualizar a estrela de Britney Spears, de Elvis. Ou do famoso Hans Solo da saga Star Wars.
Dolby Theatre
O teatro está também associado às indústrias culturais americanas. Ele foi especialmente projetado por David Rockwell para a realização das cerimônias anuais do Oscar (ou Academy Awards).
A estrutura sob o qual foi montado favorece as apresentações teatrais voltadas à televisão, como a cerimônia do Oscar já mencionada, ou shows televisivos como o American Idol ou America’s got Talent. É destacado também por suas longas colunas de Art Deco e paredes com o nome de vencedores das edições passadas do prêmio nas categorias de Melhor Filme.
Para os apaixonados por Hollywood e por cinema, é uma oportunidade única de pisar no mesmo local de suas celebridades preferidas.
Universal Studios Hollywood
Os atrativos culturais não param por aí. Os grandes Estúdios da Universal desenvolveram um parque temático com inúmeras atrações e espaço garantido para a diversão.
O foco está nas séries e filmes produzidos pelo grande Estúdio norte-americano, mesclando às suas atrações, aventuras radicais e simuladores diversos.
Responsável por uma imensa movimentação turística todos os anos, é um dos locais mais indicados da cidade para quem deseja desfrutar de agradáveis momentos com a família ou espera encontrar inúmeras alternativas de diversão.
Cultura em Los Angeles
Para quem busca por opções culturais associadas às expressões artísticas como a pintura, história local ou específicas, há também pontos de Los Angeles que fornecem aos seus visitantes um contato com o passado. Entre eles:
- Petersen Automotive Museum, para os apaixonados por carros, com um pouco de história e peças exclusivas.
- O MOCA (Museu de Arte Moderna de Los Angeles), com exibições temporárias e coleções permanentes de peças da Arte Moderna mundial.
- LACMA (Los Angeles County Museum of Art), que assim como o anterior fornece a seus visitantes exibições exclusivas temporárias e coleções permanentes que podem ser vistas o ano inteiro ao visitar o LACMA.
- Há ainda entre as opções turísticas culturais de Los Angeles:
- Griffith Observatory. O observatório da cidade está localizado em um ponto elevado do monte Hollywood, fornecendo aos turistas uma vista inacreditável de toda a cidade de Los Angeles.
- Para quem gosta de Arquitetura, as formas retangulares criadas pelo arquiteto Frank Gehry na construção do Walt Disney Concert Hall chama a atenção dos visitantes. A casa de shows é considerada a mais bela de todo o país.
Gastronomia em Los Angeles
A cidade é diversa e sofre a influência de inúmeras cozinhas do mundo. É possível entrar em contato com pratos da alta gastronomia francesa, alemã, italiana e mesmo russa. Mas para quem prefere um lanche rápido, às principais redes de fast food dos Estados Unidos são encontradas com facilidade.
Para a alta gastronomia, indica-se o Providence, que trabalha com frutos do mar. Há ainda o Water Grill, The Ivy e o Musso & Frank Grill, um steakhouse popular em Los Angeles.
No caso do fast-food, uma boa pedida é experimentar as opções do cardápio do In-N-Out Burger ou o Pink’s Hot Dogs.
Ah! E aos visitantes que desejam desfrutar de um café da manhã tipicamente americano e uma cozinha americana clássica, a recomendação é a visita ao Russell’s, em Pasadena. Vale o deslocamento até lá!
Informações Úteis sobre Los Angeles
- http://www.lacity.org;
- Fuso horário: Varia de 4-6h a menos que o Brasil (de acordo com o horário de Verão);
- Necessário adaptador de pino-chato. 110 volts.
- Recomenda-se o aluguel de carros para visitar a cidade.
Agora que já conhece melhor sobre um dos principais destinos da Califórnia, não deixe de incluir Los Angeles em seus planejamentos futuros de viagem e desfrutar de uma incrível experiência na costa oeste dos Estados Unidos.